Constelação Familiar Sistémica

 

A Constelação Familiar ou Constelação Sistémica é um método terapêutico que favorece encontrar soluções para problemas recorrentes, que emergem na vida das pessoas. Para o criador da técnica, Bert Hellinger, um contemporâneo filósofo e psicoterapeuta alemão, tudo tem início na família. Ele descreve as relações familiares como uma rede, onde cada indivíduo é um fio, que se interliga através de laços históricos familiares profundos e duradouros.

Temos uma gama de conflitos que nem se quer temos consciência deles. Isso acontece porque estamos em um nó (emaranhamento) de conflitos com nosso sistema familiar, a exemplo: padrões de repetição como vícios, violência, comportamentos, traições, problemas financeiros, questões de saúde e conflitos amorosos etc. Detalhe: a maioria deles é inconsciente e ligado à nossa família. A verdade é que, para harmonizá-los, a família precisa de pertencimento, de equilíbrio entre o dar/receber e de hierarquia, as leis sistêmicas da constelação familiar. É um método psicoterapêutico que estuda os padrões de comportamento de grupos familiares/sociais/organizacionais através de suas gerações como forma de resolução/visualização de conflitos, de emaranhamentos familiares, amorosos, profissionais e de qualquer natureza. Na prática, dissocia tais questões da mente e posiciona os personagens/representantes em um cenário fluído em busca de equilíbrio.


Na prática, a Constelação Familiar demonstra que muitos de nossos problemas, doenças, incompreensões e sentimentos ruins podem estar ligados a outros familiares que passaram por essas mesmas adversidades, mesmo que não os conhecidos. Este método explica que há uma repetição de comportamentos ao longo das gerações mesmo que inconsciente. Hellinger propôs que há uma “consciência de clã” em todos nós, norteado por simples “ordens arcaicas” ou “ordens do amor” e baseada em três princípios basilares: 1 – a necessidade de pertencer ao grupo ou clã; 2 – a necessidade de equilíbrio entre o dar e o receber nos relacionamentos; 3 – a necessidade de hierarquia dentro do grupo ou clã.

BENEFÍCIOS DA CONSTELAÇÃO FAMILIAR SISTÉMICA

  Compreensão da origem dos seus conflitos. A maioria das terapias concentra-se na busca por uma solução. A Constelação começa a trabalhar seus problemas a partir da fundação da sua vida: sua família. com este procedimento, você entenderá, potencialmente, os padrões negativos que lhe afetam, como também oferece a solução de uma forma mais eficiente.
Resultados rápidos. Algumas terapias tradicionais exigem meses ou até anos para encontrar soluções para situações prejudiciais ao andamento da vida do cliente. Com a Constelação, esse tempo é reduzido, uma vez que ao perceber a raiz do problema permite que as coisas fluam mais naturalmente e a solução seja mais facilmente encontrada e trabalhada.

Conflitos emocionais.  Relacionamentos destrutivos, sentimentos de tristeza, angústia e medo, agressão, baixa autoestima, não importa qual o tipo de problema. A Constelação vai ajudar você a encontrar uma solução eficaz, visto que todos os problemas emocionais surgem de um sofrimento sistemático, seu principal foco é o de enfrentamento. Quando a origem da dificuldade é entendida, é possível enfrentá-la e resolvê-la.

Relacionamentos As constelações familiares ajudam a ver o que há de errado com sua família, originária ou não, a melhorar seus relacionamentos e a trabalhar sentimentos importantes. Às vezes, não é possível simplesmente mudar os padrões adquiridos, no entanto, é possível mudar a maneira como você se comporta em relação às outras pessoas. Esta terapia permite compreender melhor as feridas, os traumas, e a aprender a melhor forma de lidar com pessoas com as quais precisa conviver. Quando há a descoberta das razões por trás de seu comportamento e da forma como percepciona a vida, haverá uma ampliação da sua visão e uma maior consciência sobre seus sentimentos e suas relações. Situações que, anteriormente, seriam impossíveis de aceitar e perdoar são vistas sob uma perspectiva diferente, o que melhora os relacionamentos com seus familiares, amigos e colegas de trabalho. 

 Transformações internas A Constelação é uma terapia que auxilia na cura da família inteira e por isso é tão poderosa. O método permite uma mudança profunda dentro de todos os participantes do processo. Embora existam outros tipos de terapia, a Constelação permite a descoberta de emoções inexploradas e segredos que simplesmente não seriam possíveis com outros processos.

Quebrando padrões A Constelação permite-nos quebrar padrões de comportamento nocivos e curar traumas em busca de uma vida mais saudável, feliz e realizada. Os resultados podem mudar a sua vida em definitivo.

 

PARA QUEM É UMA CONSTELAÇÃO FAMILIAR?

Família: todos os tipos de conflitos

Casais/amor: manter e melhorar o relacionamento  

Crianças com todo o tipo de problemas: escolares, doença, agressão, TDAH, dependência, bullying

Os antecedentes da saúde e da doença

Profissão/trabalho em conflitos ou falta de sucesso como funcionário ou autónomo

Negócios e Gestão: comunicação, hierarquia, questões de decisão.


 

« Voltar