A Medicina Energética é baseada no facto cientificamente comprovado por Einstein com a fórmula E=mc2 de que tudo o que existe no Universo é constituído por energia, inclusive o corpo humano. Existe a energia que flui (que por norma designamos de energia) e a energia cristalizada (que designamos por matéria). Tudo o que existe na natureza corresponde a uma ou a outra.
As energias que controlam o funcionamento do corpo dominam o sistema imunitário, as hormonas e tudo o que nos mantém vivos. Estas energias são extraordinariamente inteligentes e é possível mobilizarmos essas energias para mantermos o corpo e a mente ao melhor nível.
A Medicina Energética é uma abordagem integrativa que expande princípios e práticas de abordagens terapêuticas como a acupuntura, terapia craniosacral, tai chi e outras modalidades por forma a diminuir a dor e a doença, fortalecendo os sentimentos de felicidade, bem-estar, satisfação com a vida, melhorando o equilíbrio e a harmonia, potenciando assim a saúde em geral e a longevidade. A saúde do organismo reflete a circulação, o equilíbrio e a harmonia dessas energias, quando o corpo não está saudável, as perturbações energéticas podem ser identificadas e tratadas
Donna Eden a pioneira da Medicina Energética refere que todos nós temos a capacidade de utilizar a nossa energia vital para criar uma mudança fundamental na relação mente-corpo.
Os princípios básicos da Medicina Energética são:
· As Energias (electromagnéticas ou energias mais subtis, que formam a infraestrutura dinâmica do corpo).
· A saúde dessas energias no que concerne à sua fluidez, harmonia e equilíbrio.
· Quando o corpo não se encontra em estado saudável, é possível identificar e equilibrar os respectivos desequilíbrios.
Para se manter saudável o corpo necessita que as suas energias fluam e tenham espaço para continuar a fluir, pois muitas das vezes o nosso corpo tem energias que podem estar bloqueadas devido a toxinas ingeridas na alimentação e do meio ambiente, constrições musculares, stress, entre outros.
As energias devem fluir em padrões de harmonia com as funções biológicas do corpo e suas estruturas físicas, devem cruzar o corpo a todos os níveis desde o ADN até aos hemisférios do cérebro (direito e esquerdo).
Manter um equilíbrio com outras energias, pois as energias podem perder o seu natural equilíbrio como por exemplo numa exposição constante ao stress, onde os mecanismos de sobrevivência estão em permanente activação levando o corpo a produzir elevados níveis de adrenalina e cortisol que em excesso são altamente tóxicos para o nosso organismo.
O equilíbrio, a harmonia e o fluxo dos sistemas energéticos podem ser restaurados através de técnicas não invasivas como o tapping, massagem, beliscando ou torcendo a pele, ligando pontos específicos dos meridianos que atravessam o nosso corpo, bem como girando, rodando ou percorrendo com a mão esses canais energéticos.
Exercícios e posturas criados para efeitos energéticos específicos, com a utilização do foco e intenção da mente para movimentar essas energias.
Quem pode beneficiar da Medicina energética?
· Qualquer pessoa que se queira sentir mais alegre, mais equilibrada física e emocionalmente, com mais energia diária, e mais em harmonia consigo e com os outros, bem como, com a vida;
· Pessoas comuns, sem qualquer experiência no autotratamento ou no tratamento de outras pessoas, e que procuram soluções para uma saúde melhor;
· Profissionais da área da saúde que queiram se sentir melhor física e emocionalmente por forma a prestar um serviço mais eficaz aos seus pacientes, pois um médico ou terapeuta doente não tendo a sua energia equilibrada não consegue tratar eficazmente os outros;