Terapia da Respiração

Já alguma vez reparou que respirar é sinonimo de vida. Já alguma vez parou para observar a sua respiração? Já se deu conta que ela muda de acordo com os seus pensamentos e emoções que está a vivenciar, e que apesar da sua respiração estar a ocorrer o tempo todo independentemente da sua vontade, você pode intervir no processo e escolher como respirar?

Há milénios que a sabedoria oriental nos vem ensinando que a respiração consciente pode nos trazer imensos benefícios. A psicologia transpessoal resgata a respiração como um caminho de autoconhecimento e de transformação, através da respiração obtém-se uma experiência de ampliação da consciência que nos permite aceder a aspectos do nosso ser não percepcionados no dia-a-dia.

Esta terapia tem por base um trabalho respiratório profundo, cujo objectivo é restabelecer e incrementar a livre e equilibrada circulação da energia vital, proporcionando expansão de consciência e consequentemente, uma vida mais plena e mais feliz. A partir de uma respiração circular, conectada e vibrante que pode ser efectuada pela boca ou pelo nariz, pode ser uma respiração abdominal ou peitoral dependendo do caso, vitaliza poderosamente os sistemas nervoso, cardio-vascular, respiratório, endócrino e imunológico, desbloqueando o fluxo de energia, bem como, das emoções reprimidas que provocam tensões e se somatizam na forma de desequilíbrios e doenças.

O objectivo desta terapia é ajudar as pessoas na ampliação da consciência de si mesmo (autoconhecimento), bem como, da sua capacidade de auto-cura. Esta terapia ajuda na libertação de tensões físicas crónicas, libertação de tensões físicas e  emocionais associadas a bloqueios, tomada de consciência corporal, ajuda a equilibrar os seus estados emocionais e psíquicos ligados à ansiedade, depressão, dores crónicas, no resgate de emoções e experiências reprimidas como por exemplo a dificuldade com as expressões de raiva e medos, traumas, lutos e perdas, com vista a desenvolver potenciais internos e bem-estar geral, através da ampliação dos referenciais pessoais, como a visão de si mesmo e da sua capacidade de realização, e o senso de união e identificação com outras pessoas e com o mundo em geral.

Quem pode fazer este tipo de terapia?

·       Qualquer pessoa que sinta que neste momento necessita de equilíbrio e harmonia na sua vida.

·        Para pessoas que procuram soluções ou prevenção para uma saúde mental e física melhor.

« Voltar